sexta-feira, 19 de junho de 2009

José Ramos

Entre 1959 e 1961 frequentou o curso de Pintura e Escultura da Escola Superior de Belas Artes do Porto. Nesse período teve contacto com o barro de escultura e algumas experiências em cerâmica de faiança, na Fábrica da Calçada da Corticeira, Porto.

Desde 2002 tem procurado aprender as técnicas com ceramistas experientes, tendo frequentado em Portugal:

Oficina de azulejaria I e II, com orientação da ceramista Cristina Vilarinho e do pintor de azulejos António de Oliveira. CRAT, Porto.

Cerâmica Rakú, com orientação do ceramista professor João Carqueijeiro, CRAT, Porto.
Cursos de “Azulejaria - Técnica de Aresta e Preparação de Materiais para Cerâmica Criativa - Pastas CEARTE, Aveiro.
Curso de Vidrados de efeitos especiais (alta temperatura), com orientação Professor Paulo Óscar. CENCAL, Caldas da Rainha.

Curso sobre engobes e sais em alta temperatura, no CENCAL, Caldas da Rainha, Portugal, com a Professora Jesus Sheriff.

Encontro Intercultural de Ceramistas em Oliveira, Barcelos, uma organização dos ceramistas portugueses Marisa Alves, Joaquim Pombal e João Lourenço e dos catalães Carlets, Josep Matés e Marc Brocal e o apoio do Museu da Olaria.


Também os diversos Encontros Internacionais de Ceramistas em que tem participado e os Cursos Internacionais de Cerâmica Contemporânea que tem frequentado têm impulsionado o seu grande objectivo, a aprendizagem e vivência da CERÂMICA, pois encontra nela um mundo quase sem limites.
No estrangeiro:
Encontro Internacional de Ceramistas em Boassas. Várias visitas que efectuou a este evento e aprendizagens com Thomas Weber, F Malo, Juan Orti Garcia, Myriam Jimenez Huertas, Heitor Figueiredo e Sofia Beça, entre outros, acentuaram o seu desejo de trabalhar na Cerâmica Contemporânea.
X Curso Internacional de Cerâmica Contemporânea, em Pontevedra, com os Professores Arcadi Blasco, Theodora Chorafas (Grécia) e Juan Granados (Universidade do Texas).

XI Curso Internacional de Cerâmica Contemporânea, em Pontevedra, com os Professores Sílvia Zotta (Itália) e Rafael Perez (Espanha).

XIV Congresso anual da Associação de Ceramologia,“a cerâmica na Galiza, desde os castros até Sargadelos”, La Corunha, Espanha.

Presença no 6º Encontro Intercultural de Ceramistas, uma organização de 114-espaço de criações artísticas (cozedura em forno a lenha).

Domadores de Fuego, Muel, Espanha. Participação no festival. Demonstração da sua técnica de brilhos "Cores da Luz". Participação na exposição DOMADORES 2010.
Participação no projecto de arte Enrajolem! em El Vendrell, Espanha.

Tem estado presente em diversas - FEIRAS CERCO, Saragoça, Espanha.
Apresentação do seu trabalho num stand individual.


Actualmente, faz as suas próprias pesquisas tanto teóricas como práticas:
Desde fevereiro de 2010, estuda e experimenta com alguma satisfação, a aplicação de brilhos iridescentes nos vidrados que aplica nas suas peças, conseguidos através de vapores de sais metálicos de prata, bismuto, estanho, ferro e cobre.

Está representado em diversos Espaços que apresentam “Peças de Autor” e tem exposto as suas peças em diversas Galerias Municipais.

Os seus blogs:


Sem comentários:

Enviar um comentário